Serviço Florestal Brasileiro Apresenta na Sedam Inventário Florestal

O Seminário de apresentação do Inventário Florestal Nacional acontece nesta segunda-feira (10) na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O evento terá início às 14h30m, na sala de reuniões na Sedam, em Porto Velho.

O Inventário Florestal Nacional receberá R$ 65 milhões do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, e prevê a coleta de dados de campo em aproximadamente sete mil pontos amostrais na Amazônia. O Serviço Florestal Brasileiro quer iniciar as atividades por Rondônia.

O inventário florestal abrange todo um país, periodicamente, utilizando técnicas de amostragem, de modo a possibilitar o monitoramento contínuo dos seus recursos florestais, tendo como principal objetivo fornecer informações para subsidiar a definição de políticas florestais, a gestão dos recursos florestais e a elaboração de planos de uso e conservação dos recursos florestais.

O diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Joberto Veloso de Freitas, explicou que o seminário será para um público mais amplo, com instituições que possam ter interesse em saber sobre esta iniciativa tão importante, estruturante, de longo prazo, e fundamental para a produção de informações sobre os recursos florestais da região e do país.

Foram convidadas para o seminário as seguintes instituições: Sipam, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Faculdade São Lucas, Fiero, Instituto Federal de Educação, Ministério Público Estadual, ICMBio, Funai, Ibama, Emater, Batalhão de Polícia Ambiental, Associação dos Engenheiros Florestais – AREF, Rio Terra, Associação Kanindé, Organização dos Seringueiros de Rondônia.